VÍDEO: Bebê nasce dentro de carro de app em Manaus com ajuda de médica que saiu correndo de hospital
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Médica corre para fazer parto de bebê dentro de carro de aplicativo em avenida em Manaus
Um parto inesperado surpreendeu quem passava pela Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus, na tarde desta terça-feira (16). O bebê Pierre, de 3,3 kg e 50 cm, nasceu dentro de um carro de aplicativo, próximo a uma maternidade particular, para onde a mãe, Rita Sarmento Barbosa, se dirigia.
O parto foi realizado pela médica obstetra Camila Sampaio, que estava de plantão na unidade de saúde, mas não acompanhava a gestação. Ela correu para ajudar ao ouvir os gritos de socorro. Assista ao vídeo acima.
Segundo a médica, a mãe precisou atravessar a cidade por volta das 12h. Rita Sarmento Barbosa, moradora do bairro Nova Cidade, na Zona Norte, pediu um carro por aplicativo após sentir fortes dores nas costas, mas não houve tempo de chegar à maternidade.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do AM em tempo real e de graça
Na Avenida Joaquim Nabuco, o carro precisou parar, e as pessoas que passavam começaram a gritar por ajuda. A médica, que estava de plantão, correu para socorrer Rita e o bebê.
“Quando me levaram até o carro, o bebê já estava coroando [com a cabeça quase saindo]. Havia muitas pessoas em volta, a mãe muito nervosa perguntava: ‘Ele está vivo?’. Fiz o parto, sequei e aqueci o bebê, e disse várias vezes a ela que estava tudo bem”, relatou Camila.
Apesar da tensão, a médica conseguiu realizar o procedimento de forma segura. “Era um carro por aplicativo, não havia estrutura, mas na hora não pensamos nisso. Nosso instinto como médicos é prestar assistência e salvar, de qualquer forma. Rapidamente a equipe do hospital chegou para me dar suporte”, contou.
Pierre nasceu com uma circular de cordão no pescoço, mas foi estabilizado e levado para avaliação com a pediatra. Em seguida, mãe e filho foram encaminhados ao hospital.
“Graças a Deus, os dois estão bem e juntos. A mãe está muito feliz”, disse a médica.
Para Camila, a cena ficará marcada para sempre. “Sou muito grata a Deus por ter sido escolhida para estar ali naquele momento e receber mais essa vida. Quando o bebê chorou, a multidão aplaudiu. Foi emocionante”, contou.
A médica também ressaltou a importância de valorizar o lado humano da profissão: “É importante que as pessoas vejam que ainda existem muitos médicos bons, humanos e empáticos. Nossa missão é nobre: tratar, acolher, consolar e curar”, finalizou.
O g1 ainda não conseguiu contato com a mãe de Pierre, que segue sob cuidados médicos acompanhada por uma irmã. A família, por meio da médica, autorizou a publicação da história e das imagens.
Rita Sarmento Barbosa, filho Pierre e a médica Camila Sampaio após parto em avenida de Manaus.
Arquivo Pessoal
Pequeno Pierre, após parto em carro de aplicativo no Centro de Manaus.
Arquivo Pessoal