‘Veneza do Amazonas’: Anamã pede ajuda federal após cheia alagar quase toda a cidade
08/07/2025
(Foto: Reprodução) Apesar de classificada como moderada por autoridades locais, a cheia alagou quase todas as ruas de Anamã e afetou a rotina dos moradores. Anamã pede ajuda federal para reparar danos da cheia na 'Veneza do Amazonas'
Anamã, conhecida como “Veneza do Amazonas” por ficar alagada nos períodos de cheia, está em situação de emergência e pediu ajuda ao Governo Federal para reparar os prejuízos causados pela enchente deste ano. O pedido foi feito nesta terça-feira (8). Veja abaixo imagens da cidade alagada.
Apesar de classificada como moderada por autoridades locais, a cheia alagou quase todas as ruas de Anamã e afetou a rotina dos cerca de 10 mil moradores, segundo o IBGE.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo a Defesa Civil do município, cerca de duas mil famílias foram afetadas pelo alagamento das ruas da cidade, que, em 2025, começou em março. “Acostumados” com a situação, os moradores dizem que normalmente em julho as ruas já deveriam estar secas, mas o nível da água está baixando apenas agora.
Ainda segundo a Defesa Civil , nas últimas 48h o rio secou 4 centímetros, mas é nesta fase que a situação fica mais crítica no município. Com a descida das águas, as ruas ficam cheias de lodo, escorregadias, além de jacarés, cobras e arraias que deixam moradores em estado de atenção.
‘Veneza do Amazonas’: Anamã pede ajuda federal após cheia alagar quase toda a cidade.
Vinícius Assis/Rede Amazônica
Os governos Estadual e Federal já reconheceram o estado de emergência decretado por Anamã. O prejuízo causado até agora foi de aproximadamente R$ 3 milhões, sendo a maior parte de prejuízos econômicos públicos, conforme a Defesa Civil do município.
Não houve mortos, nem feridos. Não há desalojados, nem desabrigados, porque a população diz já ter aprendido a se adaptar à situação. A maior parte das casas é alta, foi construída sobre estacas.
As cheias em Anamã começaram a ficar mais graves em 2009. O nível mais alto da água até agora foi em 2015, conforme uma marcação abaixo de uma estátua de São Francisco de Assis na entrada da cidade, que fica na parte mais alta do município.
‘Veneza do Amazonas’: Anamã pede ajuda federal após cheia alagar quase toda a cidade.
Vinícius Assis/Rede Amazônica
‘Veneza do Amazonas’: Anamã pede ajuda federal após cheia alagar quase toda a cidade.
Vinícius Assis/Rede Amazônica
‘Veneza do Amazonas’: Anamã pede ajuda federal após cheia alagar quase toda a cidade.
Vinícius Assis/Rede Amazônica
LEIA TAMBÉM:
Moradores usam ruas alagadas como 'balneário' em cidade em emergência devido à cheia no AM
Cheia alaga 70% de município no Amazonas e mais de 1,7 mil famílias são afetadas
Situação de emergência
No dia 2 de junho, o Governo Federal reconheceu 30 cidades amazonenses em situação de emergência por inundações, através de portaria publicada no Diário Oficial da União.
Também foi reconhecido o status emergencial a outros dois municípios do Amazonas: Barreirinha, por chuvas intensas, e Carauari, por erosão de margem fluvial.
A cidade de Borba é a única do estado a ter dois reconhecimentos vigentes, sendo um por inundações e outro por chuvas intensas.
Com o reconhecimento, as prefeituras podem solicitar recursos federais para ações de assistência, como distribuição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de refeições para equipes que atuam nas áreas atingidas.
Veja a lista completa abaixo:
Amaturá - Inundações
Anamã - Inundações
Apuí - Inundações
Barreirinha - Chuvas intensas
Benjamin Constant - Inundações
Boa Vista do Ramos - Inundações
Boca do Acre - Inundações
Borba - Inundações/Chuvas intensas
Caapiranga - Inundações
Carauari - Erosão da Margem Fluvial
Careiro - Inundações
Careiro da Várzea - Inundações
Coari - Inundações
Eirunepé - Inundações
Fonte Boa - Inundações
Guajará - Inundações
Humaitá - Inundações
Ipixuna - Inundações
Itamarati - Inundações
Japurá - Inundações
Juruá - Inundações
Jutaí - Inundações
Manacapuru - Inundações
Manaquiri - Inundações
Manicoré - Inundações
Maraã - Inundações
Novo Aripuanã - Inundações
Santo Antônio do Içá - Inundações
São Paulo de Olivença - Inundações
Tefé -Inundações
Tonantins - Inundações
Urucurituba - Inundações
Para acessar os recursos, os municípios precisam enviar um plano de trabalho por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Após a aprovação, o valor é oficializado em nova portaria publicada no DOU.
Chuvas mantêm rios do Amazonas acima do nível esperado