Último dia de mutirão de emissão de documentos será só para retornos em Manaus, alerta TJAM
15/05/2025
(Foto: Reprodução) Serviços serão concluídos nesta sexta-feira (16), em Manaus, com o dia reservado exclusivamente para retornos. Não haverá novos atendimentos iniciais. Último dia do 'Registre-se!' será reservado apenas para atendimentos de retorno em Manaus.
Divulgação/TJAM
A terceira edição da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” será encerrada nesta sexta-feira (16). A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, órgão do Tribunal de Justiça do estado (TJAM) responsável pela organização, informou que, devido à alta demanda nos quatro primeiros dias, o último dia do mutirão será dedicado exclusivamente a atendimentos de retorno, sem novos atendimentos iniciais.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Em Manaus, a ação ocorre desde segunda-feira (12) no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a participação de mais de 15 instituições mobilizadas pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas. O foco é a oferta de serviços de cidadania, especialmente a emissão de documentos básicos.
A ação é promovida simultaneamente em todo o país pela Corregedoria Nacional de Justiça, com o objetivo de combater o sub-registro civil e atender, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além da capital, o mutirão também acontece nos dias 15 e 16 de maio no município de Humaitá. Os dados oficiais de atendimentos serão divulgados na semana seguinte.
Fila se estendeu na manhã desta quinta-feira (15).
Gato Jr/Rede Amazônica
Transtornos nos primeiros dias
Na terça-feira (14), segundo dia do mutirão, um atraso no início dos atendimentos provocou grande fila e confusão na entrada do local. A Polícia Militar foi acionada para conter o tumulto e ajudar na organização.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), responsável pela ação, a falha foi causada por furto de cabos de internet, o que comprometeu o sistema de atendimento pela manhã. A situação foi normalizada antes do meio-dia.
No mesmo dia, uma mãe relatou à Rede Amazônica que chegou às 20h da noite anterior com os dois filhos para tentar atendimento. “Hoje foi minha primeira vez. Eu vim lá de perto da barreira e busco conseguir uma identidade para mim e meu filho”, contou.
Fila para atendimentos no mutirão 'Registre-se' começou na madrugada em Manaus