Sistema digital de emissão de documento de pescado é lançado no Amapá

  • 19/11/2025
(Foto: Reprodução)
Fiscalizações são intensificadas para garantir reprodução de pescados durante o defeso Comerciantes e consumidores de pescado do Amapá passam a contar com um sistema digital para emissão de Documento de Origem do Pescado (DOP). A nova ferramenta permite rastrear a procedência do produto e contribui no combate de irregularidades, principalmente em períodos de defeso. A mudança do processo que antes era feito de forma manual, agiliza a liberação das cargas e dá mais transparência à cadeia produtiva, segundo os criadores do sistema. Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça “O sistema substitui um processo manual obsoleto por uma plataforma digital que aumenta a segurança, melhora a rastreabilidade e dá mais rapidez às operações dos comerciantes de pescado no Amapá”, disse o coordenador de Fiscalização Ambiental da Sema, Bruno Esdras. O serviço foi criado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação do Amap (Prodap), dentro de uma ação do Governo do Amapá. LEIA MAIS Defeso proíbe pesca de 22 espécies no Amapá até março de 2026; veja relação Estudo usa resíduos de pescado para criar ração alternativa e reduzir impactos ambientais no Amapá Como funciona? O novo modelo de DOP possui campos padronizados para identificar quem solicita o documento, detalhar o fluxo de produção, ponto de venda, transportadores e espécies comercializadas. A emissão é feita online, com numeração automática, assinatura eletrônica e código de verificação, permitindo checar a autenticidade do documento. Benefícios As equipes de fiscalização ganham acesso a informações organizadas em banco de dados, o que facilita o planejamento de ações em campo. Para comerciantes, o procedimento fica mais rápido e reduz burocracias. Já os consumidores passam a ter mais garantia da origem legal do pescado. O diretor de Desenvolvimento Ambiental da Sema, Fabrício Borges, destacou que o banco de dados integrado aumenta o controle sobre a origem do pescado e ajuda a combater irregularidades. “A capacidade de rastrear digitalmente a origem e o movimento do pescado assegura que todo produto comercializado no Amapá tenha procedência verificável e legal”, afirmou. A emissão do DOP é feita por servidores da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Sema, na Colônia de Pescadores da área portuária de Santana. Para obter o documento, distribuidores e comerciantes devem apresentar comprovante da origem legal do pescado. Sistema digital de emissão de documento de pescado é lançado no Amapá Divulgação/GEA Sistema digital de emissão de documento de pescado é lançado no Amapá Divulgação/GEA Sistema digital de emissão de documento de pescado é lançado no Amapá Divulgação/GEA Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá VÍDEOS com as notícias do Amapá:

FONTE: https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2025/11/19/sistema-digital-de-emissao-de-documento-de-pescado-e-lancado-no-amapa.ghtml


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