Quem é 'TH': namorado de 'Porcelana' era chefe do CV no Amazonas e morreu em emboscada com 38 tiros
03/11/2025
(Foto: Reprodução) Quem é 'TH': namorado de 'Porcelana' era chefe do CV no Amazonas e morreu em emboscada
Thiago Lima dos Santos, conhecido como "TH da Zona Leste", era um dos chefes do Comando Vermelho (CV) no Amazonas e foi morto em julho deste ano após ser vítima de uma emboscada. Ao menos 38 tiros atingiram TH durante o ataque, segundo perícia feita pela Polícia Civil do Amazonas.
O nome do traficante de drogas voltou à tona após a namorada dele, Evelyn Lorrany Nogueira de Lima, de 23 anos, conhecida como “Porcelana”, lamentar a morte do amigo do casal e chefe do CV em Manaus, Francisco Myller Moreira da Cunha, o "Gringo", durante a megaoperação no Rio de Janeiro.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Quem era TH
TH tinha 33 anos e era um dos integrantes da alta cúpula do Comando Vermelho (CV) no Amazonas, onde atuava como conselheiro, além de exercer forte influência sobre o tráfico de drogas nas Zonas Leste e Norte de Manaus.
De acordo com a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), ele também comandava bocas de fumo, ordenava mortes, organizava tribunais do crime e recrutava integrantes para a facção.
Thiago possuía várias passagens pela polícia por crimes como homicídio, tráfico, roubo, porte de arma e associação criminosa.
Em junho de 2022, ele e Porcelana foram presos em Boa Vista com 1,7 kg de cocaína, 32 g de maconha, duas armas de fogo e 45 munições calibre 9 mm.
Em 2024, TH passou a ser investigado por ajudar Porcelana a financiar a fuga de quatro detentos do maior presídio de Roraima. O grupo contou com apoio financeiro, transporte e abrigo em áreas de mata. O objetivo era chegar ao Amazonas. Os quatro presos foram recapturados posteriormente.
Chefe do CV no Amazonas morto no Rio era amigo de investigada por fuga em presídio de Rora
Morte cinematográfica
TH foi executado na noite de 24 de julho de 2025, após ser alvo de uma emboscada na Estrada da Praia Dourada, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.
O ataque ocorreu no estacionamento de um estabelecimento flutuante, às margens do Rio Negro, no momento em que o traficante e outro homem, que não teve a identidade divulgada, se preparavam para deixar o local.
Segundo o Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC), TH foi atingido por 38 tiros em diferentes partes do corpo e morreu no local. O amigo também foi baleado e encaminhado a uma unidade de saúde.
Durante a perícia, foi encontrada uma arma de fogo carregada dentro do carro que TH usaria para deixar o local no momento em que foi encurralado.
Corpo de TH sendo levado ao IML
Caio Guarlotte