Manaus inicia oferta de implantes contraceptivos em nove unidades de saúde; confira os locais
08/01/2026
(Foto: Reprodução) Anticoncepcional hormonal conhecido como Implanon é oferecido pela rede municipal de Manaus.
Rogério Capela/PMC
Mais de 7 mil unidades do contraceptivo subdérmico liberador de etonogestrel começaram a ser ofertados na rede de saúde de Manaus. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) preparou nove Unidades de Saúde da Família (USF) para realizar o procedimento, após treinar médicos para a inserção (confira abaixo as unidades).
Inicialmente, o atendimento será voltado para adolescentes a partir de 14 anos e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
🔎 O Implanon é um implante subdérmico que libera etonogestrel e, segundo o Ministério da Saúde, se destaca pela longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, e pela alta eficácia na prevenção de gestações não planejadas.
Segundo enfermeira Lúcia Freitas, chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, a primeira remessa será destinada a grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas, migrantes, mulheres vivendo com HIV em uso do medicamento Dolutegravir, homens trans, entre outros públicos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com Lúcia Freitas, como o contraceptivo subdérmico liberador de etonogestrel tem base hormonal, há contraindicações absolutas e relativas, dependendo da situação clínica de saúde da paciente.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
“O médico deverá avaliar a paciente e poderá indicar ou não esse tipo de contraceptivo. Um exemplo de contraindicação absoluta é em casos de mulheres em tratamento de câncer de mama e demais neoplasias sensíveis a esteróides (hormônios) sexuais, ou mulheres grávidas. As contraindicações relativas devem ser avaliadas, como casos de paciente com lúpus, hipersensibilidade ao princípio ativo do contraceptivo e sangramento genital irregular”, esclarece Lúcia Freitas.
Com a oferta do implante contraceptivo em Manaus que deverá ser ampliada para um público maior conforme o quantitativo encaminhado aos municípios pelo Ministério da Saúde, a expectativa no SUS também é pela redução da mortalidade materna, fetal e infantil, potencializada em casos de gravidez não intencional.
Unidades
O implante está disponível em nove unidades de saúde de Manaus, nas zonas urbana e rural.
Zona Sul: USF Dr. José Rayol dos Santos (av. Constantino Nery, Flores).
Zona Oeste: USFs Silvio Santos (rua Teotônio Vilela, Compensa), Adalgiza Barbosa de Lima (rua Laguna, Lírio do Vale) e Ambulatório de Planejamento Reprodutivo da Maternidade Moura Tapajóz (av. Brasil, Compensa).
Zona Rural: Unidade de Saúde Pau-Rosa (ramal do Pau-Rosa, km 21 da BR-174, assentamento Tarumã-Mirim).
Zona Leste: USFs José Avelino Pereira (rua Cravinho, Jorge Teixeira) e Amazonas Palhano (rua Antônio Mathias, São José).
Zona Norte: USFs Armando Mendes (rua Aragarças, Cidade Nova) e Professor Carlson Gracie (av. Curaçao, Nova Cidade).
Para receber o implante, é necessário passar por consulta médica em uma das unidades. Adolescentes devem estar acompanhadas por um responsável.
A Semsa pretende ampliar o serviço com nova capacitação de médicos prevista para março.