Grupo é preso suspeito de roubar cerca de 20 ônibus em Manaus
09/08/2024
Segundo a polícia, autores costumavam roubar qualquer tipo de pertence, mas priorizavam aparelhos celulares. Imagem aérea da Avenida Max Teixeira, em Manaus
Reprodução/Rede Amazônica
Uma mulher e um homem foram presos e dois adolescentes, de 15 e 17 anos, apreendidos, na quinta-feira (8), suspeitos de envolvimento em roubos a transportes públicos coletivos que trafegam na Avenida Max Teixeira, Zona Norte de Manaus. Um suspeito está foragido.
Segundo a polícia, a mulher tem 32 anos e o homem apenas 18. Eles e os adolescentes são apontados como integrantes de um grupo criminoso contumaz nesta prática criminosa. Depois dos roubos, os autores se escondiam em um terreno baldio nas proximidades da avenida.
Conforme o delegado Charles Araújo, coordenador do Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurrc), o grupo criminoso já havia praticado em torno de 20 roubos a ônibus, nas proximidades da via. Os autores costumavam roubar qualquer tipo de pertence, mas a prioridade deles eram aparelhos celulares.
"A mulher foi presa na tarde de quinta-feira, ela é investigada por fornecer armas para os criminosos praticarem os roubos. Além disso, dois adolescentes de 15 e 17 anos foram apreendidos na quinta-feira. Eles participavam ativamente das práticas criminosas. Já o outro homem foi localizado na manhã desta sexta-feira e autuado por envolvimento no grupo criminoso”, informou.
Segundo o delegado, no total, cinco mandados foram cumpridos, uma vez que em nome da mulher também constavam dois mandados de prisão definitiva por tráfico de drogas.
Segundo o comandante da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), major PM Aldivan Rodrigues, as equipes policiais da PMAM realizaram o apoio operacional das prisões onde, por meio do conhecimento da área, foi executado o cerco policial para que os elementos não conseguissem fugir.
"O grupo praticava roubo a rotas e ônibus do transporte coletivo, também. O modus operandi deles era a prática do uso de arma de fogo, e arma branca durante os crimes", explicou o major.
O homem de 18 anos responderá por roubo majorado, corrupção de menor, formação de quadrilha e a mulher responderá por tráfico de drogas. Eles ficarão à disposição da Justiça. Os adolescentes responderão por ato infracional análogo aos crimes de por roubo majorado e formação de quadrilha e ficarão à disposição do Juizado Infracional.