Conheça os candidatos a prefeito de Manaus definidos em convenções partidárias
08/08/2024
Agora, os partidos precisam registar os nomes dos prefeituráveis no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Primeiro turno acontece no dia 6 de outubro. Candidatos a prefeito de Manaus.
Reprodução
Sete candidatos confirmaram suas candidaturas a prefeito de Manaus durante as convenções eleitorais. Agora, os partidos precisam registar os nomes dos prefeituráveis no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Já o primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro e, se necessário, o segundo turno deve ocorrer no dia 27 de outubro.
Até o momento três candidatos já registraram suas chapas. São eles:
David Almeida (Avante);
Gilberto Vasconcelos (PSTU); e
Wilker Barreto (Mobiliza).
Veja os nomes definidos em convenção de candidatos à Prefeitura de Manaus nas eleições 2024, em ordem alfabética:
Alberto Neto (PL)
PL oficializa Alberto Neto como candidato à prefeito de Manaus.
Carolina Diniz/Rede Amazônica
O Partido Liberal (PL) oficializou a candidatura do deputado federal Alberto Neto à Prefeitura de Manaus. O anúncio ocorreu durante convenção realizada no Sesi Clube do Trabalhador, na Zona Leste da capital amazonense. A vice será a professora Maria do Carmo, do Novo.
O candidato tem 42 anos e é capitão da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). Ele foi eleito deputado federal em 2018. Em 2022, foi reeleito para o cargo.
Neto é bacharel em Segurança Pública e em direito, e tem pós-graduação em Gestão Pública, Ciências Jurídicas e docência no Ensino Superior. O político nasceu no Ceará, mas veio para Manaus onde se desenvolveu profissionalmente.
Amon Mandel (Cidadania)
Cidadania oficializa candidatura de Amom Mandel à Prefeitura de Manaus.
Nainy Castelo Branco/Rede Amazônica
O Cidadania oficializou a candidatura do deputado federal Amom Mandel à Prefeitura de Manaus. O anúncio ocorreu durante convenção realizada no Sesi Clube do Trabalhador, na Zona Leste da capital amazonense. A advogada Nancy Segadilha (Cidadania) será a candidata a vice.
Mandel tem 23 anos. Ele foi eleito vereador em 2020 e, dois anos depois, deixou a Câmara Municipal para disputar uma vaga de deputado federal, sendo um dos mais votado ao cargo.
É graduado em gestão pública e, atualmente, cursa mestrado em administração pública no IDP, localizado em Brasília (DF). O político nasceu em Pernambuco, mas viajava com frequência para Manaus, até se mudar em definitivo para a cidade quando tinha cinco anos.
David Almeida (Avante)
Avante oficializa David Almeida como candidato a prefeito de Manaus
Lucas Macedo, g1 AM
O atual prefeito de Manaus, David Almeida, foi oficializado como candidato à reeleição pelo Avante. O anúncio ocorreu em convenção realizada no espaço Via Torres, na Zona Centro-sul da capital.
Almeida lançou sua candidatura à reeleição à Prefeitura de Manaus no mês de Junho. Ele foi deputado estadual no Amazonas por três mandatos seguidos: 2006, 2010 e 2014. O ex-secretário municipal de infraestrutura, Renato Júnior, é o candidato a vice.
Nascido em Manaus, o candidato é bacharel em Direito, formado pela Universidade Luterana de Manaus (Ulbra). Em 2017, David Almeida ocupou interinamente a cadeira de Governador do estado. Em 2020 foi eleito prefeito de Manaus.
Gilberto Vasconcelos (PSTU)
Gilberto Vasconcelos é candidato pelo PSTU.
Reprodução/Facebook
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou Gilberto Vasconcelos como candidato a prefeito de Manaus. A convenção ocorreu durante a tarde em um sindicato localizado na Praça 14, Zona Sul da capital amazonense.
Além de Gilberto, o partido também lançou Damiana Amorim como candidata a vice-prefeita.
Gilberto Vasconcelos é formado em letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é professor da rede municipal, preside o diretório estadual do partido, e também é membro da Central Sindical e Popular (Conlutas) do Amazonas.
Marcelo Ramos (PT)
PT confirma Marcelo Ramos como candidato à prefeitura em Manaus.
Patrick Marques/g1 AM
Marcelo Ramos foi oficializado como candidato à Prefeitura de Manaus pelo PT. O anúncio ocorreu em convenção realizada no espaço Sesi, Clube do Trabalhador, na Zona Leste da capital. Luiz Castro (PDT), é o candidato a vice-prefeito na chapa.
Ramos, 50 anos, é formado em direito. Em 2007, assumiu a cadeira de vereador de Francisco Praciano, que deixou o cargo após ter sido eleito deputado federal, e foi reeleito em 2008. Nas eleições de 2010, foi eleito deputado estadual pelo PSB.
Também concorreu à prefeitura de Manaus, em 2016, pelo PL. Em 2018, tornou-se deputado federal pelo mesmo partido. Em 2024, filiou-se ao partido dos trabalhadores para ser candidato a prefeito de Manaus.
Roberto Cidade (União Brasil)
União Brasil oficializa candidatura de Roberto Cidade à Prefeitura de Manaus.
Gato Júnior/Rede Amazônica
O União Brasil (UB) oficializou a candidatura do deputado estadual Roberto Cidade à Prefeitura de Manaus. O anúncio ocorreu durante convenção realizada na Arena Amadeu Teixeira, na Zona Oeste da capital amazonense. O Coronel Menezes será a candidato a vice-prefeito na chapa de Cidade.
Cidade tem 37 anos. Ele é, atualmente, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e está no segundo mandato como deputado estadual.
Cidade é bacharel em Gestão Pública e é natural de Manaus. Disputou a primeira eleição em 2016, pelo antigo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Dois anos depois, assumiu pela primeira vez como vereador da capital amazonense e no mesmo ano foi eleito deputado pelo Amazonas.
Wilker Barreto (Mobiliza)
Wilker Barreto é o candidato do Mobiliza.
Reprodução/Facebook
O Mobiliza oficializou o deputado estadual Wilker Barreto como candidato a prefeito de Manaus. A convenção ocorreu em uma casa de shows localizada no bairro Novo Aleixo, na Zona norte da capital amazonense. A Professora Renata será candidata a vice.
Barreto nasceu em Manaus, no dia 1º de agosto de 1976. Cursou o ensino fundamental na Escola Álvaro Botelho Maia e o ensino médio no Centro Educacional Integrado de Manaus (Ceima). Em 2002, concluiu o curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Em 2018, foi eleito deputado estadual e reeleito em 2022. Nas eleições de 2020, concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa de Amazonino Mendes.