Colégio Lato Sensu lidera aprovações em vestibulares e prepara novidades para 2026
30/10/2025
(Foto: Reprodução) Alunos interagindo em sala de aula
Divulgação
Com mais de 40 anos no ramo de ensino, o Colégio Lato Sensu segue firme com a sua missão: educar para a criticidade e autonomia, promovendo a capacidade de transformar positivamente o mundo com competência, responsabilidade e ética. O resultado é o alto índice de aprovações em vestibulares de universidades públicas em todo o País.
De acordo com Kamilla Conte Ohana Luz, diretora de Ensino da instituição, o Colégio Lato Sensu aprovou no último ano 54 alunos para o curso de Medicina, sendo aproximadamente, 78% das vagas no SIS/UEA e 67% no PSC/UFAM. “As nossas aprovações são o reflexo de um trabalho diário, contínuo e iniciado com os nossos alunos desde a Educação Infantil, voltado para a construção de hábitos de estudo e postura de excelência”, salienta Kamilla.
Ainda de acordo com a diretora de Ensino, os alunos do Colégio Lato Sensu são responsáveis por conquistar os 28 primeiros lugares dos cursos de: Medicina, Direito, Engenharias, Ciências Econômicas, Sistema de Informação, Administração, Ciências Contábeis, Odontologia, Jornalismo, Psicologia, Ciência da Computação e Nutrição.
“O Lato possui uma proposta pedagógica que valoriza a excelência acadêmica e a formação do senso crítico, com o acompanhamento individualizado dos alunos. O uso de metodologias próprias, integradas a plataformas educacionais e materiais autorais, confere profundidade e diferenciação às nossas práticas. Além disso, cultivamos uma relação sólida de parceria entre escola e famílias, que fortalece o processo formativo e sustenta os resultados de grande destaque de nossos alunos”, complementa Kamilla.
Acompanhamento individualizado
A professora Olívia Portantiolo, diretora-geral do Colégio Lato Sensu, ressalta que instituição conta com um acompanhamento individualizado desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, no qual cada aluno passa por um processo cuidadoso de adaptação, alinhamento pedagógico e acompanhamento diário de rotina escolar, o que impacta diretamente no aprendizado de cada criança e/ou adolescente.
“Além desse cuidado diário, incentivamos a participação em projetos multi e interdisciplinares, utilizamos metodologias próprias, promovemos aulas dialogadas, inserimos os alunos em olimpíadas acadêmicas e desenvolvemos um sistema avaliativo que estimula a constância nos estudos e a busca por excelência. Dessa forma, garantimos que cada aluno tenha uma formação sólida, desenvolvendo ao máximo seu potencial”, salienta Olívia.
Preparo para o vestibular
Alunos e ex-alunos na Festa dos Aprovados
Divulgação
No que diz respeito ao preparo para os diversos vestibulares, a diretora de Ensino reforça que é criada uma rotina “rica e desafiadora”, indo muito além da sala de aula regular. O Colégio Lato Sensu conta com tarefa de casa diariamente, contraturno fixo para a 3ª série, espaços de suporte como o pós-horário e o reforço escolar, além de momentos dos Intensivos, oficinas e módulos acadêmicos.
“Portanto, a preparação é contínua, com simulados periódicos, acompanhamento individualizado e metodologias que elevam o nível de exigência. Esse processo se intensifica no Ensino Médio, mas é construído desde as etapas iniciais, garantindo que o aluno desenvolva habilidades e competências, hábitos e posturas que serão essenciais para seu futuro”, destaca ela, lembrando que o colégio também se compromete com a questão psicológica de seus alunos.
“Nossa equipe é altamente qualificada, multidisciplinar e acompanha de perto o desenvolvimento dos alunos em aspectos biopsicossociais. Além desse acompanhamento diário, oferecemos em nossa grade a disciplina de socioemocional, da Educação Infantil até o Ensino Médio, com uma aula semanal dedicada ao autoconhecimento, ao projeto de vida, à tomada de decisão consciente e à gestão das emoções. Nos intensivos de preparação para vestibulares, também contamos com a presença de outros especialistas que contribuem para fortalecer o equilíbrio emocional, o controle das emoções e a resiliência dos nossos estudantes”, detalha a professora.
Aprimoramento curricular
Momento de estreitamento de laços no pátio da escola
Divulgação
Já nos preparativos para 2026, Olívia adianta que o colégio passará por um processo, que é contínuo, de aprimoramento curricular, sempre apresentando inovações alinhadas às demandas educacionais. No Infantil 2 e 3, por exemplo, serão incluídas modalidades esportivas como balé ou judô, integradas à grade curricular. No Infantil 3 e 4, entrará a matéria de Educação Financeira, com uma plataforma interativa que envolverá toda a família em ações e projetos voltados para o desenvolvimento das habilidades que envolvem essa área.
Do 6º ao 9º ano, os alunos terão acesso à disciplina de Letramento Digital em Inteligência Artificial, que será trabalhada de forma prática/aplicada em relação ao uso das ferramentas para demandas diversas e preparar os alunos para serem produtores de conteúdo, refletindo sobre o uso ético, consciente e seguro da tecnologia.
“Introduzir a Educação Financeira desde os primeiros anos, contribui para a construção de hábitos conscientes de planejamento e organização. Já a disciplina de Inteligência Artificial, inserida a partir do 6º ano, permitirá que os alunos não apenas utilizem a ferramenta, mas que também compreendam sua lógica, suas implicações éticas e de segurança, e sejam capazes de criar com competência e responsabilidade. O objetivo é que cada estudante esteja pronto para se destacar em um mundo cada vez mais dinâmico e tecnológico” finaliza a diretora-geral.
As matriculas para o ano letivo de 2026 já iniciaram. Mensalmente, o Colégio Lato Sensu realiza eventos para receber novas famílias. O projeto, batizado de “Lato Portas Abertas”, ocorre em todas as unidades, onde são apresentados, na prática, a proposta pedagógica, os diferenciais da instituição e todo o processo de acompanhamento acadêmico e socioemocional. As inscrições podem ser feitas tanto no site oficial do colégio, quanto presencialmente nas unidades de Adrianópolis, Ponta Negra e Cidade Nova.