Caio André assume vaga deixada por vereadora na CMM, mas deve se licenciar para retornar à Secretaria de Cultura
17/10/2025
(Foto: Reprodução) Caio André.
Divulgação/CMM.
O secretario de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Caio André (União-AM), assumiu nesta sexta-feira (17) como vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O posto, no entanto, deve ser ocupado por ele por pouco tempo. Ao g1, Caio André confirmou que já deu entrada no pedido de licença para retornar à secretária.
A movimentação na casa legislativa de Manaus ocorre após a então vereadora Professora Jacqueline (União-AM) deixar temporariamente o cargo para assumir o mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em vaga deixada por Joana Darc (União-AM), nomeada titular da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM).
Caio André, que já ocupou o posto de presidente da CMM no biênio 2023-2024, informou que não vai permanecer na casa legislativa para dar continuidade aos trabalhos na pasta de Cultura.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
"Já estou dando entrada no pedido de licença para voltar à SEC e manter o trabalho. Tenho uma missão a cumprir de democratizar e interiorizar a cultura e valorizar ainda mais a economia criativa e a inovação, dando ênfase a esse trabalho, principalmente no artesanato", justificou.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Com a saída iminente do cargo, abre-se caminho para que Amauri Gomes (União-AM) ocupe a vaga. Ativista da causa animal, concorreu a vereador nas eleições de 2024 obtendo 7.788 votos, o que o credenciou como 2º suplente do União Brasil.
Caso assuma o posto, Amauri Gomes será um estreante na CMM. Natural de Porto Velho, em Rondônia, tem 33 anos e é engenheiro por formação. O g1 tenta contato com o suplente.
Professora Jacqueline deixa Câmara Municipal de Manaus para assumir vaga na Aleam