AM vai receber 18.820 doses da nova vacina que protege bebês de doenças respiratórias
25/11/2025
(Foto: Reprodução) Vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
Adobe Stock
O Amazonas deve receber 18.820 doses da nova vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por grande parte dos casos de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos.A distribuição para os estados começou nesta semana, segundo o Ministério da Saúde, que comprou 1,8 milhão de doses do imunizante.
A vacinação começa imediatamente após a chegada das doses, com aplicação prevista ao longo de todo o mês de dezembro. O imunizante será destinado a gestantes a partir da 28ª semana, garantindo proteção aos bebês nos primeiros meses de vida — período de maior vulnerabilidade a complicações respiratórias graves.
O primeiro lote nacional, com 673 mil doses, começou a ser enviado esta semana, e o investimento federal é de R$ 1,17 bilhão. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% das gestantes dentro do público-alvo.
A vacina, que agora faz parte do Calendário Nacional de Vacinação da Gestante, será oferecida em dose única a cada gestação, transmitindo proteção ao bebê ainda na gravidez. Até 2027, o governo planeja adquirir mais 4,2 milhões de doses.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A oferta gratuita só foi possível graças a um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório responsável, permitindo que a vacina seja produzida nacionalmente. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha:
"A campanha começa já em dezembro. Todas as gestantes, a partir da 28ª semana, serão chamadas para receber o imunizante, garantindo proteção ao bebê ainda durante a gravidez".
Com a chegada das doses, as Unidades Básicas de Saúde também atualizarão o esquema vacinal contra influenza e covid-19, já que a imunização contra o VSR pode ser aplicada simultaneamente.
Por que a vacina é importante
O VSR é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Até 15 de novembro de 2025, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ligados ao vírus, sendo que 82,5% das hospitalizações ocorreram em crianças menores de dois anos.
Não existe tratamento específico para a bronquiolite causada pelo VSR. O manejo envolve suporte clínico, oxigênio, hidratação e broncodilatadores quando há chiado.
Quem deve se vacinar
A vacinação é indicada para todas as gestantes a partir da 28ª semana, sem restrição de idade. Estudos clínicos, como o Matisse, mostram que a estratégia materna oferece 81,8% de eficácia na prevenção de casos graves de VSR nos primeiros três meses de vida.
Com a chegada das doses, o Amazonas inicia a vacinação ainda em dezembro, reforçando a proteção de gestantes e recém-nascidos antes do pico de doenças respiratórias na região.
Inverno aumenta atenção para vírus sincicial respiratório